Licenciatura em História


O curso de Licenciatura em História, realizado a partir de parceria entre a UFV, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Capes-MEC, teve como objetivo a formação dos docentes da educação básica não graduados, integrantes das redes de ensino público (estadual e municipal) de Minas Gerais.

Os materiais buscavam promover a articulação entre as disciplinas, sobretudo, entre as atividades de ensino, a fim de que o aluno conhecesse as realidades educacionais e nela pudesse intervir de forma construtiva.

Os temas abordados procuravam incentivar a organização e a preservação das memórias históricas local, regional e nacional, criando uma conscientização da importância do estudo do passado como forma de conhecimento e transformação da realidade presente.

Conheça o conteúdo:

Videoaula 1

Autor(es): Maria Aparecida Ionta

Ano: 2012

Videoaula 2

Autor(es): Maria Aparecida Ionta

Ano: 2012

Videoaula 3

Autor(es): Maria Aparecida Ionta

Ano: 2012

Videoaula 4

Autor(es): Maria Aparecida Ionta

Ano: 2012

Apostila - Teorias e Metodologias de História

Autor(es): Fábio Adriano Hering

Ano: 2012

Apostila - História Medieval

Autor(es): Gustavo de Souza Oliveira

Ano: 2012

Apostila - Geografia e Construção do Espaço

Autor(es): Leonardo Civale

Ano: 2012

Apostila - Metodologia do Ensino de História I

Autor(es): Keila Carvalho

Ano: 2012

Apostila - História das Ideias Sociológicas

Autor(es): Marcelo Ottoni Durante

Ano: 2012

Apostila - História da América II

Autor(es): Priscila Dorella

Ano: 2012

Video de apresentação

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Ano: 2012

Apostila - História Moderna II

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Ano: 2012

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Daniela Rezende

Ano: 2012

Apostila - História das Ideias Políticas

Autor(es): Daniela Rezende

Ano: 2012

Apostila - Metodologias do Ensino da História II

Autor(es): Joana D’Arc Germano Hollerbach

Quadro Digital 1 parte 01

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Quadro Digital 1 parte 02

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Quadro Digital 2 parte 01

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Quadro Digital 2 parte 02

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Videoaula extra 1 parte 01

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Videoaula extra 1 parte 02

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Videoaula extra 2 parte 01

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Videoaula extra 2 parte 02

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Paulo Santana

Ano: 2012

Apostila - História do Brasil II

Autor(es): Paulo Santana e Karla Denise

Ano: 2012

Apostila - História da América III

Autor(es): Priscila Dorella

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 1

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 2

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 3

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 4

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 5

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 6

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 7

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Aula Narrada 8

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Apostila - História Contemporânea I

Autor(es): Patricia Vargas

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 1

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 2

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 3

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 4

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 5

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 6

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 7

Autor(es): Michele Garcia

Aula Narrada 1

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 2

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 3 Parte 1

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 3 Parte 2

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 4 Parte 1

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 4 Parte 2

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 5

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 6

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 7

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 8

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Aula Narrada 9

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Apostila: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Autor(es): Marcelo Loures dos Santos

Ano: 2013

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 1

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 2

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 3

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 4

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 5 Parte 01

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 5 Parte 2

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 6

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 7

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 8

Autor(es): Marilda Lonta

Aula Narrada 9

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 10 Parte 01

Autor(es): Marilda Ionta

Aula Narrada 10 Parte 2

Autor(es): Marilda Ionta

Videoaula Extra

Autor(es): Marilda Ionta

Apostila: Metodologia do Ensino da História V

Autor(es): Priscila Dorella

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Apostila: Historiografia

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Ano: 2012

Aula Narrada 1

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Aula Narrada 2

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Aula Narrada 3

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Aula Narrada 4

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Aula Narrada 5

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Aula Narrada 6

Autor(es): Ana Paula Ribeiro Freitas

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Patrícia Vargas

Aula Narrada 1

Autor(es): Patrícia Vargas

Aula Narrada 2

Autor(es): Patrícia Vargas

Aula Narrada 3

Autor(es): Patrícia Vargas

Aula Narrada 4

Autor(es): Patrícia Vargas

Aula Narrada 5

Autor(es): Patrícia Vargas

Apostila: História Contemporânea II

Autor(es): Patrícia Vargas e Thiago Henrique Mota

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 1

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 2

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 3

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 4

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 5 Parte 1

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 5 Parte 2

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 6 Parte 1

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 6 Parte 2

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 7

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Aula Narrada 8

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Apostila: História da África

Autor(es): Thiago Henrique Mota

Ano: 2012

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 1 Parte 1

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 1 Parte 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 3

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 4

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 5

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 6

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 7 Parte 1

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 7 Parte 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 8

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 9

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 10 Parte 1

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 10 Parte 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Apostila: História do Brasil IV

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 1

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 3

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 4

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 4 Parte 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 5 Parte 1

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 5 Parte 2

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Aula Narrada 6

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Apostila: História e Patrimônio

Autor(es): Luiz Lima Vailati

Ano: 2012

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Quadro digital 1 - Fonologia

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Quadro digital 2 - Morfologia

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Quadro digital 3 - Sintaxe

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Aula Narrada 1

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Aula Narrada 2

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Aula Narrada 3

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Aula Narrada 4

Autor(es): Ana Luisa Gediel

Aula Narrada 1

Autor(es): José Henrique de Oliveira

Aula Narrada 2

Autor(es): José Henrique de Oliveira

Aula Narrada 3

Autor(es): José Henrique de Oliveira

Aula Narrada 4

Autor(es): José Henrique de Oliveira

Aula Narrada 5

Autor(es): José Henrique de Oliveira

Apostila: Políticas Educacionais

Autor(es): José Henrique e Maísa Maia Barbosa

Ano: 2012

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Aula Narrada 1

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Aula Narrada 2

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Aula Narrada 3

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Aula Narrada 4

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Aula Narrada 5

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Apostila: História da África e Cultura Afro-Brasileira

Autor(es): Heloísa Maria Teixeira

Ano: 2012

Vídeo de apresentação

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Vídeo Introdução

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Videoaula 3

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Videoaula 5

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Videoaula 6

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Aula Narrada 1

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Aula Narrada 2

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Aula Narrada 3

Autor(es): Silvana Cláudia dos Santos

Vídeo de apresentação

Autor(es): Patricia Araújo Vargas

Apostila: Temas em História da Arte

Autor(es): Maria Marta dos Santos Camisassa

Ano: 2012

Perguntas Frequentes

The availability of writing services adds a valuable dimension to the educational landscape.
These services, such as seminararbeit schreiben lassen not only aid students in meeting deadlines but also provide insights into effective writing techniques.
They serve as a supplement to classroom learning, offering a different perspective and enhancing the overall educational experience.

Acervo significa “conjunto de obras, produções etc. de uma instituição ou organização” (Caldas Aulete Digital). Nesse caso, portanto, o Acervo Cead tem por objetivo tornar públicas produções acadêmicas referentes a disciplinas e cursos desenvolvidos pela UFV, servindo como fonte de pesquisa e consulta para estudos complementares. Assim, pretende contribuir para futuras atividades e projetos educacionais, visando à ampliação do alcance e qualificação do conhecimento oferecido à sociedade.

Não. Têm acesso garantido a este material todos aqueles que estão em busca de leituras complementares, de materiais para agregar mais informações e conteúdo sobre Educação ou, mesmo, que se interessam pelos assuntos aqui abordados.

A utilização destes materiais, com a finalidade de pesquisa ou no preparo de trabalhos acadêmicos, está autorizada, desde que haja uma referência bibliográfica citando a fonte, de acordo com os termos de licenciamento Creative commons.

Em hipótese alguma, estes materiais podem ser comercializados, pois estão sob os termos de licença do Creative commons. Além disso, estas produções foram financiadas com recursos governamentais e/ou de parcerias com outras instituições, como a UFV, Cead, Capes-MEC e UAB. O uso indevido de tais produções pode acarretar penalidades jurídicas.

Em caso de problemas de visualização, dificuldades de acesso e posteriores problemas com o endereço eletrônico, entre em contato conosco: emailcead@gmail.com   ou  (31) 3612 1254 ou 3612 1255.

O Acervo Cead não oferece qualquer modalidade de curso, ou seja, é apenas material para consulta. Portanto, seu objetivo é oferecer conteúdo de apoio, com a função de contribuir para agregar conhecimento para a sociedade. Assim, não pode conceder certificados ou registros de acesso.

Não existe nenhum custo para a utilização do Acervo Cead ou consulta dos materiais disponibilizados.

O sistema operacional utilizado nesta página é de simples acesso e compatível a todos navegadores disponíveis. Ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores e smartphones, podem ser utilizados para efetuar o acesso.  

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema que integra as universidades públicas. Seu objetivo é promover a articulação, a interação e a consolidação de iniciativas que estimulem a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas. Seu objetivo é a viabilização de mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e execução dos cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Os termos de licenciamento da Creative Commons foram elaborados com a intenção de total aplicabilidade no mundo inteiro. Dessa forma, tem sido validada em tribunais de várias jurisdições.