PRE 409 – Produção Audiovisual para Educação a Distância


A disciplina Produção Audiovisual para Educação a Distância tem por objetivo proporcionar aos estudantes um espaço para desenvolver projetos, debater, refletir e aprender sobre as possibilidades dessa produção. São utilizadas  metodologias de  maior envolvimento dos estudantes, assim como práticas eficazes de maior aplicabilidade dos recursos tecnológicos e suas inúmeras formas de abordagem.

Conheça o conteúdo:

EQUIPE

Professores

Silvane Guimarães S. Gomes ( CEAD) - Coordenadora da Disciplina;
Tereza Angélica Bartolomeu (DED); Henrique Moreira Mazetti (DCM)
Ricardo Duarte Gomes da Silva (DCM)

Alunos

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras, Matemática e Pedagogia.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Os alunos da disciplina PRE – 409 formaram um único grupo multidisciplinar, o qual optou por desenvolver duas frentes de trabalho: Tutoria em Cálculo I e Oficina e Produção de Gêneros Textuais Acadêmicos.

  • Tutoria em Cálculo I: A partir das experiências relatadas pelos próprios tutores sobre o alto grau de dificuldade dos conteúdos abordados, optou-se por abordar a Tutoria em cálculo I, especificamente o conteúdo referente à integração.

 

  • Oficina e Produção de Gêneros Textuais Acadêmicos: O conteúdo desenvolvido pela disciplina Let 104 proporciona uma alta gama de conhecimentos sobre a produção  acadêmica, como artigos e trabalhos  de conclusão de curso ( TCCs), para suprir a necessidade de domínio da escrita pelos alunos . Dessa forma, muitos estudantes têm, em suas grades, essa disciplina. Entretanto, após aplicação de questionários, conversas com professores da área e reuniões, contatou-se que muitos alunos, ainda que tenham feito a disciplina, tinham grande dificuldades na produção de artigos e  TCC. Outra informação levantada foi que os alunos chegam à universidade sem uma bagagem substancial de conhecimento básico e hábito de leitura. Após análise dessas questões, foram desenvolvidos materiais para auxiliar os estudantes, que também fossem úteis como recursos didáticos para os professores.

SOLUÇÃO DO PROBLEMA:

1) TUTORIA EM CÁLCULO I :

Videoaulas: A solução estabelecida foi desenvolver videoaulas sobre o conteúdo a ser abordado, de forma clara e sucinta. O objetivo  foi proporcionar o acesso às explicações e resoluções de exercícios a qualquer momento, visando à maior fixação e absorção de conhecimento.

  • VIDEOAULA 1: Exercício do método de Integração por partes do módulo de integração  de cálculo I.

Link: https://youtu.be/q1Osy-nOemE

Autor (es): Maurício Celeri

  • VIDEOAULA 2: Exercício do método de Integração por substituição Trigonométrica

Link: https://youtu.be/yDsSyKspSAQ

Autor (es): Maurício Celeri

Apostila digital: Foi desenvolvida uma apostila digital, com base nos principais tópicos abordados de Mat 141 – Cálculo diferencial e integral I. Para isso, foram usadas notas de tutoria de semestres anteriores e complementação com as principais referências adotadas pela UFV. Ela apresentou não só a abordagem teórica do conteúdo, como também exemplos com soluções detalhadas.

Autor (es): Maurício Celeri.

2) LET 104 – OFICINA E PRODUÇÃO DE  GÊNEOS TEXTUAIS:

a) Quiz: Para proporcionar  maior embasamento sobre linguística e estruturação textual,  necessários à boa produção textual, a equipe elaborou um  Quiz, reunindo  questões de universidades conceituadas e de provas do ENEM. O objetivo foi tornar o conteúdo mais atrativo e familiar aos  jovens, acostumados com o layout e  a interação do Quiz.

Autor (es): Wellington Domingos

b) Tutorial: Outro recurso didático produzido foi um vídeo motivador, na modalidade de tutorial, a fim de transmitir os principais conceitos necessários para a criação de um artigo. Para isso, foram realizados roteiros e  gravações dentro dos parâmetros necessários para atender  aos alunos.

Autor (es): Thais Campos, Vanessa Veiga e Raphael Almeida

c) Imagensm Interativas: Após a aplicação de questionários entre os alunos, uma das principais reclamações foi sobre  a dificuldade de assimilar  os termos técnicos das regras da ABNT para produções acadêmicas. Portanto, foram criadas imagens interativas, com abas e botões, visando explanar sobre as principais normas. Desenvolvidas na plataforma on-line ThingLink, consistem em uma imagem base, contendo informações sobre formatação e produção de um artigo, de acordo com a ABNT, acrescida de tags (imagens, links, textos informativos, etc.)

Autor (es): Mayara Achilei

Autor (es): Mayara Achilei

Autor (es): Mayara Achilei

Autor (es): Mayara Achilei

Material para leitura: Em reuniões  com professores que  auxiliaram a pesquisa, chegou-se à conclusão de que havia a necessidade de um material de apoio dinâmico, de fácil entendimento, atrativo e visualmente motivador para alunos e professores. Dessa forma, foi criada uma apostila voltada para LET 104, completamente repaginada e diagramada. O grupo considerou importante promover mudanças na metodologia, mas também consideraram importantes repaginar o que existia, garantindo asua funcionalidade.

Autor (es): Maurício Celeri, Thais Campos, Vanessa Veiga, Raphael Almeida Mayara Achilei, Leonardo Barbosa, Ricardo Almeida, Wellington Domingos e Flávio Teodoro.

CONCLUSÃO:

Todos os materiais referentes à LET 104 foram introduzidos no PVANet da própria disciplina e ficaram à disposição dos alunos e professores. Após conversa com a professora Adriana Silva e com os demais alunos, constatou-se que houve grande aceitação do material, que foi considerado motivador,  contribuindo para a compreensão de conteúdos.

Já para os materiais de Tutoria de Cálculo I, foi criado um espaço para a disciplina, com o nome de MAT 096 no PVANet. Houve grande acesso e aceitação por parte dos alunos matriculados.

Perguntas Frequentes

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