Laboratório Virtual de Química


Laboratório Virtual de Química Analítica é um produto interativo, que permite ao estudante escolher as opções mais apropriadas dentre variados   instrumentos e um armário de vidrarias e soluções. O ambiente permite que o professor possa, mesmo sem conhecimento de programação, alterar as condições experimentais do laboratório, definir soluções, vidrarias e instrumentos, para serem utilizados em determinada prática. Além disso, pode definir o nível de similaridade com a realidade (eliminação ou não de ruídos, de tempos de estabilização, automação de etapas morosas, etc.), aumentando a flexibilidade do ambiente virtual e adequando-o aos objetivos pedagógicos e didáticos do professor. Este projeto faz parte do Edital Inovação nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Conheça o conteúdo:

Acessar o laboratório

Equipe envolvida:

Andre Fernando Oliveira/DEQ-UFV
Alessandra Zinatto Rodrigues/DEQ-UFV
Anna Luisa Ribeiro Miguel/DEQ-UFV
Angélica Lorena dos Santos Oliveira/DEQ-UFV
Bruno de Lima Santos/DEQ-UFV
Carolina Castro Freitas Prado/DEQ-UFV
Carolina Teixeira Costa Alpino/DEQ-UFV
Cesar Ruben Francisco Gennaro Campos/DPI-UFV
Cristian de Aguiar Silva/CEAD-UFV
Edson Ney Duarte Nogueira/CEAD-UFV
Felipe Santana/DEQ-UFV
Gustavo Freire da Silva/DEQ-UFV
Laísa Bullerjahn/DEQ-UFV
Maria Eduarda Oliveira Miranda/DPI-UFV
Pedro de Almeida Sacramento/CEAD-UFV
Sergio Olivo
Stefania Mora Güezguán/DEQ-UFV
Thaynara Rocha Mendonça/DEQ-UFV
Wildson Lima Paiva Osório/CEAD-UFV

Conteúdo:

Laboratório: https://sistemas.cead.ufv.br/capes/laboratoriovirtual/

Vídeo de Apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=lS3T_jqXHe8

 

Perguntas Frequentes

Acervo significa “conjunto de obras, produções etc. de uma instituição ou organização” (Caldas Aulete Digital). Nesse caso, portanto, o Acervo Cead tem por objetivo tornar públicas produções acadêmicas referentes a disciplinas e cursos desenvolvidos pela UFV, servindo como fonte de pesquisa e consulta para estudos complementares. Assim, pretende contribuir para futuras atividades e projetos educacionais, visando à ampliação do alcance e qualificação do conhecimento oferecido à sociedade.

Não. Têm acesso garantido a este material todos aqueles que estão em busca de leituras complementares, de materiais para agregar mais informações e conteúdo sobre Educação ou, mesmo, que se interessam pelos assuntos aqui abordados.

A utilização destes materiais, com a finalidade de pesquisa ou no preparo de trabalhos acadêmicos, está autorizada, desde que haja uma referência bibliográfica citando a fonte, de acordo com os termos de licenciamento Creative commons.

Em hipótese alguma, estes materiais podem ser comercializados, pois estão sob os termos de licença do Creative commons. Além disso, estas produções foram financiadas com recursos governamentais e/ou de parcerias com outras instituições, como a UFV, Cead, Capes-MEC e UAB. O uso indevido de tais produções pode acarretar penalidades jurídicas.

Em caso de problemas de visualização, dificuldades de acesso e posteriores problemas com o endereço eletrônico, entre em contato conosco: emailcead@gmail.com   ou  (31) 3612 1254 ou 3612 1255.

O Acervo Cead não oferece qualquer modalidade de curso, ou seja, é apenas material para consulta. Portanto, seu objetivo é oferecer conteúdo de apoio, com a função de contribuir para agregar conhecimento para a sociedade. Assim, não pode conceder certificados ou registros de acesso.

Não existe nenhum custo para a utilização do Acervo Cead ou consulta dos materiais disponibilizados.

O sistema operacional utilizado nesta página é de simples acesso e compatível a todos navegadores disponíveis. Ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores e smartphones, podem ser utilizados para efetuar o acesso.  

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema que integra as universidades públicas. Seu objetivo é promover a articulação, a interação e a consolidação de iniciativas que estimulem a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas. Seu objetivo é a viabilização de mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e execução dos cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Os termos de licenciamento da Creative Commons foram elaborados com a intenção de total aplicabilidade no mundo inteiro. Dessa forma, tem sido validada em tribunais de várias jurisdições.