TICs na Graduação


O projeto Uso das TICs nas disciplinas dos Cursos presenciais de Graduação faz parte da Proposta Institucional da UFV. Seu  objetivo foi a produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos para cursos de graduação como apoio adicional às disciplinas presenciais.  O projeto foi aprovado no Edital nº 15, de 23 de março de 2010, pela CAPES – Fomento ao Uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos cursos de Graduação.

Conheça o conteúdo:

Fertilidade do solo

Equipe envolvida:

Edson Márcio Marttielo, Nathália Faria da Silva, Sarah Tenelli

Conteúdo:
Laboratório Virtual de Análise de Solos
Software Laboratório Virtual de Análise de Solos

Videoaula – Adubação de Calcário

Link: https://youtu.be/WKTd0iQwI4U

Fruticultura Geral

Equipe envolvida:

Flavio Couto, Saulo David Rezende da Silva; Daniel Lucas Magalhães Machado

Conteúdo:

Videoaula – Propagação de Plantas

Link: https://youtu.be/-6qbzYvonAo

Plantas Ornamentais

Equipe envolvida:

Angela Stringueta, Lívia Lopes

Conteúdo:

Apostila – Os Jardins da Antiguidade e Idade Média

Link:https://drive.google.com/file/d/1UpyrXKMdWxd9/view

Apostila – A história da Arte dos Jardins

Link:https://drive.google.com/openid=1CpTP6a1gcdMwET

 Apostila – Elementos de Composição Estética 

Link:https://drive.google.com/open?iHIojNXeDuCJSjfnLR

Cultura do Arroz, Feijão e Milho

Equipe envolvida:

José Estáquio de Souza Carneiro, Aderico Júnior, Patrícia Alves Pinto

Conteúdo:

Aula Narrada 1:

Link: https://youtu.be/leWuXA8AEUw

Aula Narrada 2 Parte 01:

Link: https://youtu.be/S_BPwoXjTn4

Aula Narrada 2 Parte 02:

Link: https://youtu.be/cBFDxwZ9QCY

Administração Rural

Equipe envolvida:

Roberto Max Protil, Ana Carolina Alves Gomes, Cléverson Silva Ferreira Milagres

Conteúdo:

Aula Narrada 1 Parte I

Link: https://youtu.be/a2VSKFFGgGw

Aula Narrada 1 Parte II

Link: https://youtu.be/sMptjospcsI

Aula Narrada 2

Link: https://youtu.be/mJ_tVPc9cms

Aula Narrada 3

Link: https://youtu.be/hq14G32OIk8

Aula Narrada 4

Link: https://youtu.be/B9DJ5q1raWM

Aula Narrada 5

Link: https://youtu.be/nJaHyJetqqc

Aula Narrada 6

Link: https://youtu.be/eXWUqA_C-Gc

Aula Narrada 7

Link: https://youtu.be/bZZxqmRB-0U

Microbiologia Geral

Equipe envolvida:

Wendel Batista da Silveira e Míriam Teresinha dos Santos

Conteúdo:

Apostila – Filogenia do Domínio Eukarya

Link:https://drive.google.com/open?id=1wiBbxl0ftaFZ-

Bioquímica Fundamental

Equipe envolvida:

Virgínia Ramos Pizziolo Viajando, Carlos Joubert Alves de Souza e Pedro Gustavo Maia Gomes

Conteúdo:

Videoaula – Apresentação de laboratório

Link: https://youtu.be/etWcJrw5RTU

Anatomia das Espermatófitas

Equipe envolvida:

Edgard Augusto de Toledo Picoli, Victor Peçanha de Miranda Coelho e Andrea Lanna Almeida

Conteúdo:

Videoaula – Preparo de Lâminas

Link: https://youtu.be/XTbLWQYmoks

Anatomia e Fisiologia Animal

Equipe envolvida:

Laercio dos Anjos Benjamin, Giselle Dias de Oliveira e Thiago Santana dos Santos

Conteúdo:

Apostila – Órgãos Urinários

Link: https://drive.google.com/open?id=1rU31xXc

Apostila – Osteologia

Link: https://drive.google.com/open?id=1mpULhB

Apostila – Sidesmologia

Link: https://drive.google.com/open?id=1yFkny58

Patologia da Nutrição e Dietoterapia I

Equipe envolvida:

Carla de Oliveira Barbosa Rosa

Conteúdo:

Entrevista 1

Link: https://youtu.be/dIqBk5AkC-8

Entrevista 2

Link: https://youtu.be/asIUOz3DTpE

 Apostila – Disfagia

Link:https://drive.google.com/openid=1xZsP6_

 Aula Narrada 1

Link: https://youtu.be/cov3uTNbDgE

 Aula Narrada 2

Link: https://youtu.be/9GEWmHsvLhM

 Aula Narrada 3

Link: https://youtu.be/iRtWPH6_GJI

 Aula Narrada 4

Link: https://youtu.be/imJY_43DMyc

 Aula Narrada 5

Link: https://youtu.be/puf8oPLw4rQ

Aula Narrada 6

Link: https://youtu.be/E-_rjGCRVw8

Aula Narrada 7

Link: https://youtu.be/fsTqCEtSKYM

Aula Narrada 8

Link: https://youtu.be/Dc1U0DuluPQ

Aula Narrada 9

Link: https://youtu.be/uhdV1EDF8do

Desenho Geométrico

Equipe envolvida:

Clarissa Ferreira Albrehct, Luiza Baptista de Oliveira, Rayssa Cardoso Bonissato

Conteúdo:

 Apostila – Desenho Geométrico

Link:https://drive.google.com/VEzf8W985IItzDrj6BG

Resistência dos Materiais

Equipe envolvida:

Jose Maria Franco de Carvalho, Carlos Robinson Corrasco Terez e Francisco Murillo Barbosa

Conteúdo:

 Apostila – Propriedades Geométricas

Link: https://drive.google.com/open?reFboFyqm

Apostila – Tração e Compressão

https://drive.google.com/open?id=1A6uYe63Sn

Apostila – Tensão Normal de Flexão

https://drive.google.com/open?id=1GGYINYO3

Apostila – Diagrama de Tensão x Deformação

Link: https://drive.google.com/open?id=133aX-

Introdução à Informática

Equipe envolvida:

Vitor Barbosa, Emílio José de Souza Fonseca e Jean Henrique de Sousa Câmara

Conteúdo:

Apostila – Introdução ao BrOffice

Link: https://drive.google.com/opeA8OEVm

Apostila – Introdução à Informática

Link: https://drive.google.com/open?id=1xX

Desenho Técnico e Arquitetônico

Equipe envolvida:

Josarlete Magalhaes Soares e Lúcia Patrícia Monerat

Conteúdo:

Apostila – Desenho técnico e Arquitetônico

Link: https://drive.google.com/open?id=1KGdfSk

Mecânica e Mecanização Agrícola

Equipe envolvida:

Domingos Sávio Magalhaes Valente, Eduardo Leonel Bottega e Marcelo Fagundes Portes

Conteúdo:

Apostila – Elementos Básicos de Mecânica

Link: https://drive.google.com/open?id=1NFLZFr

Apostila – Lubrificação e lubrificantes

Link: https://drive.google.com/open?id=12eyLmf-

 Apostila – Mecanismos de Transmissão de Potência

Link: https://drive.google.com/open?id=1jOn0ow

 Apostila – Motores de Combustão Interna

Link: https://drive.google.com/open?id=1_QFzaV

Circuitos Elétricos I

Equipe envolvida:

Tarcísio de Assunção Pizziolo, Mauro de Oliveira Prates

Conteúdo:

Videoaula 1

Link: https://youtu.be/nvVlSzY8oUM

Videoaula 2

Link: https://youtu.be/09Or6F27OiY

Videoaula 3

Link: https://youtu.be/-6Bj1ZeyEqw

Videoaula 4

Link:https://youtu.be/TnBu18rCKz8

Videoaula 5

Link: https://youtu.be/7vsJOFBHLNs

Videoaula 6

Link: https://youtu.be/SFifd6CZtPU

Videoaula 7

Link: https://youtu.be/IlMtDPzNMHM

Videoaula 8

Link: https://youtu.be/jLvAdeuHudM

Videoaula 9

Link: https://youtu.be/84PJNwffMJM

Videoaula 10

Link: https://youtu.be/MPq9firf9BU

Apostila – Análise de Circuitos Elétricos Lineares Em Corrente Alternada

Link: https://drive.google.com/open?id=1lM0O3

Apostila – Análise de Circuitos Elétricos Lineares Resistivos

Link: https://drive.google.com/open?id=1kYAJn

Apostila – Análise de Circuitos Elétricos Lineares RLC

Link: https://drive.google.com/open?id=16JUHT

Português Instrumental I

Equipe envolvida:

Roberto Serpa Dias e Adriano Alves Resende

Conteúdo:

Apostila Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos

Link: https://drive.google.com/open?id=1nQStUDq

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Equipe envolvida:

Janaína Copello Quintes Monnerat, Thais Reis de Assis e Dayana Mara Pinto

Conteúdo:

Apostila Psicologia da Educação

Link: https://drive.google.com/open?id=1nQStUDq

Introdução à Economia

Equipe envolvida:

Mônica Magalhães, Suellem Lopes Barroso e Rafaela de Andrade Paiva

Conteúdo:

Apostila Introdução à Economia

Link: https://drive.google.com/open?id=1If0n8rtJrDEA

Marketing II

Equipe envolvida:

Afonso Augusto Lima e Aline Roberto de Magalhães

Conteúdo:

Apostila Introdução aos Conceitos de Marketing

Link: https://drive.google.com/open?id=1nyS5g3GY

Perguntas Frequentes

The availability of writing services adds a valuable dimension to the educational landscape.
These services, such as seminararbeit schreiben lassen not only aid students in meeting deadlines but also provide insights into effective writing techniques.
They serve as a supplement to classroom learning, offering a different perspective and enhancing the overall educational experience.

Acervo significa “conjunto de obras, produções etc. de uma instituição ou organização” (Caldas Aulete Digital). Nesse caso, portanto, o Acervo Cead tem por objetivo tornar públicas produções acadêmicas referentes a disciplinas e cursos desenvolvidos pela UFV, servindo como fonte de pesquisa e consulta para estudos complementares. Assim, pretende contribuir para futuras atividades e projetos educacionais, visando à ampliação do alcance e qualificação do conhecimento oferecido à sociedade.

Não. Têm acesso garantido a este material todos aqueles que estão em busca de leituras complementares, de materiais para agregar mais informações e conteúdo sobre Educação ou, mesmo, que se interessam pelos assuntos aqui abordados.

A utilização destes materiais, com a finalidade de pesquisa ou no preparo de trabalhos acadêmicos, está autorizada, desde que haja uma referência bibliográfica citando a fonte, de acordo com os termos de licenciamento Creative commons.

Em hipótese alguma, estes materiais podem ser comercializados, pois estão sob os termos de licença do Creative commons. Além disso, estas produções foram financiadas com recursos governamentais e/ou de parcerias com outras instituições, como a UFV, Cead, Capes-MEC e UAB. O uso indevido de tais produções pode acarretar penalidades jurídicas.

Em caso de problemas de visualização, dificuldades de acesso e posteriores problemas com o endereço eletrônico, entre em contato conosco: emailcead@gmail.com   ou  (31) 3612 1254 ou 3612 1255.

O Acervo Cead não oferece qualquer modalidade de curso, ou seja, é apenas material para consulta. Portanto, seu objetivo é oferecer conteúdo de apoio, com a função de contribuir para agregar conhecimento para a sociedade. Assim, não pode conceder certificados ou registros de acesso.

Não existe nenhum custo para a utilização do Acervo Cead ou consulta dos materiais disponibilizados.

O sistema operacional utilizado nesta página é de simples acesso e compatível a todos navegadores disponíveis. Ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores e smartphones, podem ser utilizados para efetuar o acesso.  

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema que integra as universidades públicas. Seu objetivo é promover a articulação, a interação e a consolidação de iniciativas que estimulem a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas. Seu objetivo é a viabilização de mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e execução dos cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Os termos de licenciamento da Creative Commons foram elaborados com a intenção de total aplicabilidade no mundo inteiro. Dessa forma, tem sido validada em tribunais de várias jurisdições.