O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública (parceria UFV/ UAB/ Capes-MEC) foi de grande importância na medida em que os participantes (gestores e formuladores de políticas públicas) foram capacitados a intervir na realidade social, política e econômica, para atuarem em diferentes organizações públicas, no Brasil e no exterior.

Dentre os assuntos mais importantes, estavam temas que buscavam capacitar gestores para atuar na administração nos sentidos macro (governo) e micro (unidades organizacionais) e em sistemas públicos. Além disso, procurava ainda contribuir para que o gestor público desenvolvesse a visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Conheça o conteúdo:

Aula Narrada 1 Parte 1

Autor(es): Tainá Gomide

Aula Narrada 1 Parte 2

Autor(es): Tainá Gomide

Aula Narrada 2

Autor(es): Tainá Gomide

Aula Narrada 3

Autor(es): Tainá Gomide

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Silvane Guimarães Silva Gomes

Apostila: Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e à Educação a Distância

Autor(es): Silvane Guimarães Silva Gomes

Apostila: Estado, Governo e Mercado

Autor(es): Ricardo Corrêa Coelho

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Edson Arlindo Silva

Aula Narrada 2

Autor(es): Edson Arlindo Silva

Aula Narrada 3

Autor(es): Edson Arlindo Silva

Aula Narrada 4

Autor(es): Edson Arlindo Silva

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Marco Aurélio Marques Ferreira

Apostila: O Público e o Privado na Gestão Pública

Autor(es): Ricardo Corrêa Coelho

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Marco Aurélio Marques Ferreira

Aula Narrada 2

Autor(es): Marco Aurélio Marques Ferreira

Aula Narrada 3

Autor(es): Marco Aurélio Marques Ferreira

Aula Narrada 4

Autor(es): Marco Aurélio Marques Ferreira

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Silvia Harumi Toyoshima

Apostila: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro

Autor(es): Alcides Domingues Leite Júnior

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 2

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 3

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 4

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 5

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 6

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Aula Narrada 7

Autor(es): Sílvia Harumi Toyoshima

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Apostila: Políticas Públicas

Autor(es): Maria das Graças Rua

Ano: 2009

Aula Narrada 1 Parte 1

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 1 Parte 2

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 2 Parte 1

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 2 Parte 2

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 2 Parte 3

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 3 Parte 1

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 3 Parte 2

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 4 Parte 1

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Aula Narrada 4 Parte 2

Autor(es): Suely de Fátima Ramos Silveira

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Rennan Mafra

Apostila: O Estado e os Problemas Contemporâneos

Autor(es): Maria Paula Gomes dos Santos

Ano: 2009

Aula Narra 1

Autor(es): Adriel Rodrigues de Oliveira

Aula Narrada 2

Autor(es): Adriel Rodrigues de Oliveira

Aula Narrada 3

Autor(es): Adriel Rodrigues de Oliveira

Aula Narrada 4

Autor(es): Adriel Rodrigues de Oliveira

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Apostila: Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Autor(es): Paulo de Martino Januzzi

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Aula Narrada 2

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Aula Narrada 3

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Aula Narrada 4

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Aula Narrada 5

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Afonso Augusto Lima

Apostila: Planejamento Estratégico Governamental

Autor(es): Renato Peixoto Dagnino

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 2

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 3

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 4

Autor(es): Afonso Lima

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Apostila: Gestão Logística

Autor(es): Rodrigo de Alvarenga Rosa

Ano: 2010

Aula Narrada 1

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Aula Narrada 2

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Aula Narrada 3

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Aula Narrada 4

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Aula Narrada 5

Autor(es): Antônio de Figueiredo Vieira

Aula Narrada 1

Autor(es): Marcelo Romarco

Aula Narrada 2

Autor(es): Marcelo Romarco

Aula Narrada 3

Autor(es): Marcelo Romarco

Aula Narrada 4

Autor(es): Marcelo Romarco

Aula Narrada 5

Autor(es): Marcelo Romarco

Apostila: Gestão Democrática e Participativa

Autor(es): Helena da Motta Salles

Ano: 2010

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Marcelo Romarco

Apostila: Cultura e Mudança Organizacional

Autor(es): Sandro Bergue

Ano: 2010

Aula Narrada 1 Parte 1

Autor(es): Wescley Xavier

Aula Narrada 1 Parte 2

Autor(es): Wescley Xavier

Aula Narrada 2

Autor(es): Wescley Xavier

Aula Narrada 3

Autor(es): Wescley Xavier

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Alair Ferreira de Freitas

Apostila: Redes Públicas de Cooperação Local

Autor(es): Maria Leonídia Malmegrin

Ano: 2010

Aula Narrada 1

Autor(es): Alair Ferreira de Freitas

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Apostila: Gestão Operacional

Autor(es): Maria Leonídia

Ano: 2010

Aula Narrada 1

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Aula Narrada 2

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Aula Narrada 3

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Aula Narrada 4 Parte 1

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Aula Narrada 4 Parte 2

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Aula Narrada 5

Autor(es): Jansen Cardoso Pereira

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Norma Barbosa de Souza

Apostila: Comportamento Organizacional

Autor(es): Sandro Bergue

Ano: 2010

Aula Narrada 1 Parte 1

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 1 Parte 2

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 2 Parte 1

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 2 Parte 2

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 2 Parte 3

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 3 Parte 1

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 3 Parte 2

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 3 Parte 3

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 3 Parte 4

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 4 Parte 1

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Aula Narrada 4 Parte 2

Autor(es): Norma Barbosa de Sousa

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Afonso Augusto Lima

Apostila: Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Autor(es): Liane Carly Hermes Zanella

Ano: 2009

Aula Narrada 1

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 2

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 3

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 4

Autor(es): Afonso Lima

Aula Narrada 5

Autor(es): Afonso Lima

Vídeo de Apresentação

Autor(es): Gislaine Aparecida Santana

Vídeo de Apresentação 2

Autor(es): Fernanda Maria de Almeida

Apostila: Trabalho de Conclusão de Curso TCF

Autor(es): Gislaine Aparecida Santana Sediyama e Fernanda Maria de Almeida

Perguntas Frequentes

The availability of writing services adds a valuable dimension to the educational landscape.
These services, such as seminararbeit schreiben lassen not only aid students in meeting deadlines but also provide insights into effective writing techniques.
They serve as a supplement to classroom learning, offering a different perspective and enhancing the overall educational experience.

Acervo significa “conjunto de obras, produções etc. de uma instituição ou organização” (Caldas Aulete Digital). Nesse caso, portanto, o Acervo Cead tem por objetivo tornar públicas produções acadêmicas referentes a disciplinas e cursos desenvolvidos pela UFV, servindo como fonte de pesquisa e consulta para estudos complementares. Assim, pretende contribuir para futuras atividades e projetos educacionais, visando à ampliação do alcance e qualificação do conhecimento oferecido à sociedade.

Não. Têm acesso garantido a este material todos aqueles que estão em busca de leituras complementares, de materiais para agregar mais informações e conteúdo sobre Educação ou, mesmo, que se interessam pelos assuntos aqui abordados.

A utilização destes materiais, com a finalidade de pesquisa ou no preparo de trabalhos acadêmicos, está autorizada, desde que haja uma referência bibliográfica citando a fonte, de acordo com os termos de licenciamento Creative commons.

Em hipótese alguma, estes materiais podem ser comercializados, pois estão sob os termos de licença do Creative commons. Além disso, estas produções foram financiadas com recursos governamentais e/ou de parcerias com outras instituições, como a UFV, Cead, Capes-MEC e UAB. O uso indevido de tais produções pode acarretar penalidades jurídicas.

Em caso de problemas de visualização, dificuldades de acesso e posteriores problemas com o endereço eletrônico, entre em contato conosco: emailcead@gmail.com   ou  (31) 3612 1254 ou 3612 1255.

O Acervo Cead não oferece qualquer modalidade de curso, ou seja, é apenas material para consulta. Portanto, seu objetivo é oferecer conteúdo de apoio, com a função de contribuir para agregar conhecimento para a sociedade. Assim, não pode conceder certificados ou registros de acesso.

Não existe nenhum custo para a utilização do Acervo Cead ou consulta dos materiais disponibilizados.

O sistema operacional utilizado nesta página é de simples acesso e compatível a todos navegadores disponíveis. Ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores e smartphones, podem ser utilizados para efetuar o acesso.  

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema que integra as universidades públicas. Seu objetivo é promover a articulação, a interação e a consolidação de iniciativas que estimulem a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas. Seu objetivo é a viabilização de mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e execução dos cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Os termos de licenciamento da Creative Commons foram elaborados com a intenção de total aplicabilidade no mundo inteiro. Dessa forma, tem sido validada em tribunais de várias jurisdições.