Acervo


Resolução CNE/CES n°01/2016

A criação do Acervo Cead atende também à Resolução CNE/CES n°01/2016, que, em seu art. 2°, § 4°, especifica:

As instituições de Educação Superior e demais órgãos que permeiam a esfera pública devem garantir a disponibilização e divulgação dos materiais produzidos por meio de Licenças Livres. Esta normativa visa certificar o uso, adaptação, recombinação e distribuição do conteúdo produzido de forma gratuita em prol da sociedade, sempre garantindo e assegurando os direitos autorais pertinentes. Dessa Forma, os materiais financiados pelos recursos provenientes do Sistema UAB devem ser compartilhados publicamente, mediante o licenciamento aberto.

No Acervo Cead, porém, são encontrados ainda materiais realizados com recursos de outras instituições.

Autores e conteúdo

O material disponível neste Acervo foi desenvolvido por técnicos da Cead, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFV e de outras instituições de ensino.

Aqui está reunida uma série de conteúdos didáticos, realizados em variados formatos e de cursos de diferentes áreas do conhecimento. Seu objetivo é ser útil como material de apoio para consulta, pesquisa, suporte em trabalhos acadêmicos e demais produções educativas.

Inicialmente, porém, serão disponibilizados os materiais e conteúdos didáticos de cursos já realizados. Posterior e periodicamente,  novos produtos serão preparados e oferecidos neste espaço.

Tipos de materiais didáticos

No seu dia a dia, a Cead produz uma grande variedade de materiais didáticos.  São materiais para leitura, apresentações de quadro digital, aulas narradas, vários tipos de vídeos e animações, entre outros.  Mas, em um primeiro momento, no Acervo Cead, estarão reunidas basicamente Aulas Narradas, Vídeo-aulas e Apostilas.

As Aulas Narradas são recursos didáticos que conciliam áudio e imagens, com produção visual e animações adequadas ao conteúdo. Estão disponíveis no formato HTML5, modelo de programação atual e compatível com diversos recursos tecnológicos. Portanto, é possível acessá-las utilizando qualquer navegador. Basta clicar no conteúdo desejado e uma nova aba será aberta, iniciando a aula selecionada. 

Nas Vídeo-aulas, a plataforma utilizada para a visualização pública é o Youtube –  site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários, também compatível com todos os sistemas operacionais e recursos de mídia. O acesso é simples: você necessita apenas selecionar a aula escolhida e assisti-la na nova guia aberta no seu navegador. O recurso utilizado para visualização do Material para leitura (apostilas, manual do aluno e guias de estudo) é o Dropbox, um serviço de armazenamento em nuvem. Para acessá-lo, selecione o material e você será redirecionado, por meio de uma nova aba no navegador. Surgirá, assim, o conteúdo selecionado, que pode ser visualizado on-line, mas que permite também o seu download e impressão.

Condições de uso

A proposta do Acervo Cead é a de que estes conteúdos sejam utilizados em pesquisas, estudos e outros trabalhos relacionados à educação, de modo que o acesso ao conhecimento seja amplo e justo.

No entanto, todos os conteúdos estão resguardados e protegidos pelas licenças do Creative Commons. Essa modalidade de licenciamento distingue os conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos. Obedecem, assim, à legislação de direito de autor e de direitos conexos.  

Dessa forma, o Acervo Cead engloba as seguintes modalidades: Atribuição-Não Comercial-Compartilha-Igual (CC BY-NC-SA).  Tais termos definem que todos os materiais, aqui reunidos, estão sob o respaldo do Creative Commons. Portanto, todas as realizações, pesquisas e trabalhos desenvolvidos a partir de algum destes conteúdos devem manter a referência de quem produziu e de onde foi retirado.

Nenhum destes materiais e/ou recursos pode ser comercializado!

Entretanto, todos os materiais derivados destes conteúdos devem ter os mesmos tipos específicos de licença, ou seja, os termos de condições de uso também devem ser respeitados e cumpridos.

Perguntas Frequentes

Acervo significa “conjunto de obras, produções etc. de uma instituição ou organização” (Caldas Aulete Digital). Nesse caso, portanto, o Acervo Cead tem por objetivo tornar públicas produções acadêmicas referentes a disciplinas e cursos desenvolvidos pela UFV, servindo como fonte de pesquisa e consulta para estudos complementares. Assim, pretende contribuir para futuras atividades e projetos educacionais, visando à ampliação do alcance e qualificação do conhecimento oferecido à sociedade.

Não. Têm acesso garantido a este material todos aqueles que estão em busca de leituras complementares, de materiais para agregar mais informações e conteúdo sobre Educação ou, mesmo, que se interessam pelos assuntos aqui abordados.

A utilização destes materiais, com a finalidade de pesquisa ou no preparo de trabalhos acadêmicos, está autorizada, desde que haja uma referência bibliográfica citando a fonte, de acordo com os termos de licenciamento Creative commons.

Em hipótese alguma, estes materiais podem ser comercializados, pois estão sob os termos de licença do Creative commons. Além disso, estas produções foram financiadas com recursos governamentais e/ou de parcerias com outras instituições, como a UFV, Cead, Capes-MEC e UAB. O uso indevido de tais produções pode acarretar penalidades jurídicas.

Em caso de problemas de visualização, dificuldades de acesso e posteriores problemas com o endereço eletrônico, entre em contato conosco: emailcead@gmail.com   ou  (31) 3612 1254 ou 3612 1255.

O Acervo Cead não oferece qualquer modalidade de curso, ou seja, é apenas material para consulta. Portanto, seu objetivo é oferecer conteúdo de apoio, com a função de contribuir para agregar conhecimento para a sociedade. Assim, não pode conceder certificados ou registros de acesso.

Não existe nenhum custo para a utilização do Acervo Cead ou consulta dos materiais disponibilizados.

O sistema operacional utilizado nesta página é de simples acesso e compatível a todos navegadores disponíveis. Ferramentas tecnológicas, como tablets, computadores e smartphones, podem ser utilizados para efetuar o acesso.  

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema que integra as universidades públicas. Seu objetivo é promover a articulação, a interação e a consolidação de iniciativas que estimulem a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas. Seu objetivo é a viabilização de mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e execução dos cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Os termos de licenciamento da Creative Commons foram elaborados com a intenção de total aplicabilidade no mundo inteiro. Dessa forma, tem sido validada em tribunais de várias jurisdições.