Conheça o conteúdo:
Aspectos fonológicos - parte 01
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo traz considerações iniciais e básicas a respeito da fonética e fonologia das línguas orais-auditivas. Para isso, apresenta, sob perspectiva de Saussure, a formatação da língua em seu signo linguístico (significante e significado), destaca a fonética articulatória e, para a fonologia, os pares mínimos e alofones.
Ano: 2018
Aspectos fonológicos - parte 02
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo, inicialmente, relaciona os componentes do signo linguístico (significante e significado) em um sinal. Em seguida, aborda, detalhadamente, cada um dos cinco parâmetros fonológicos necessários para compor um signo nas línguas de sinais, a saber: configuração de mão, localização, movimento, orientação da palma da mão e expressões não-manuais. Por fim, evidencia-se, assim como nas línguas orais-auditivas, os pares mínimos e alofones na Libras.
Ano: 2018
Aspectos morfológicos - parte 01
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo conceitua a morfologia enquanto nível linguístico e, também, sua menor unidade com significado: o morfema, livre ou preso. Com o intuito de tornar o assunto mais palpável, é usado um exemplo em Língua Portuguesa para se construir essa ideia.
Ano: 2018
Aspectos Morfológicos - parte 02
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo apresenta os processos morfológicos de derivação e flexão na Libras. Enquanto derivação, tem-se o processo de formação de sinais pela mudança de movimento, formação de (novos) sinais compostos, incorporação de numeral, incorporação de negação. Para os processos de flexão, tem-se a flexão verbal, admitindo a existência de verbos simples, com concordância e espaciais. Há, ainda, a flexão em número, intensificador e de gênero.
Ano: 2018
Aspectos sintáticos - parte 01
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo conceitua um importante nível linguístico: a sintaxe. Inicialmente, cita que a forma canônica para a estruturação das sentenças é sujeito-verbo-objeto (SVO). Logo após, discute as duas abordagens da língua, formalista e funcionalista, para, então, explanar sobre a sintaxe espacial, que se encontra na Libras. A partir daí, explica que os referentes, apontamentos e posicionamentos são fatores essenciais para construir um discurso em línguas de sinais.
Ano: 2018
Aspectos sintáticos - parte 02
Autor(es): Charley Pereira Soares
Descrição: Este vídeo apresenta as principais formas de organização e estruturação dos sinais na Libras, a saber: SVO, SOV e OSV, ressaltando que SVO é o modo canônico, gerando, portanto, sempre sentenças gramaticais. Quanto ao uso das outras ordens de organização sintática, essas dependerão de alguns fatores, como expressões não manuais. Além disso, algumas podem ser construídas por topicalização ou foco.
Ano: 2018